Notícias
A mistagogia da liturgia da Palavra

“Não estava ardendo nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” Lc 24,32

A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou, nos dias 3 a 5 de maio, uma formação litúrgica com o tema: “A mistagogia da liturgia da Palavra”, assessorada pela Ir. Penha Carpanedo, religiosa da congregação Discípulas do Divino Mestre, especialista em Liturgia.
Na noite de sexta-feira, os agentes pastorais paroquiais e religiosos escolápios tiveram um encontro dialogal com a Ir. Penha sobre a ação pastoral da liturgia e o trabalho realizado pelas equipes de Liturgia, Ministérios de Música e responsáveis pelo cuidado com a ambientação do templo. Foi um momento de contato pessoal, marcado pela conversa espontânea e aproximação com o tema.
No sábado e no domingo, cerca de 100 pessoas participaram da formação, tendo como ponto de partida a espiritualidade do Ofício Divino, que nos ajuda a entrar na mistagogia. O Ofício, como tem caráter bíblico e litúrgico, traz grande contribuição à nossa espiritualidade pessoal e comunitária. Com uma linguagem simplificada e adaptada à realidade latino-americana, tornou-se um verdadeiro tesouro para os encontros das comunidades, sendo recomendado, inclusive, como a oração ideal quando não tiver missa.
Ir. Penha nos levou a uma experiência de revisitação do Rito da Missa, começando pela Liturgia Eucarística, à luz do texto bíblico dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). Que riqueza pudemos compartilhar sobre essa experiência antropológica de comer juntos, avançando de uma ceia comum para a Ceia Ritual. Jesus se identifica tanto com a vida do povo, que se faz pão e vinho, frutos do trabalho do homem e da mulher. Celebrar a Eucaristia é obedecer ao mandado do Senhor. É ele mesmo, crucificado e ressuscitado, que se faz presença entre nós.
Ao expor sobre a Liturgia da Palavra, a assessora explicita que Jesus é a Palavra Viva. E é a nossa referência para rezar a liturgia. Deus continua falando ao seu povo. E, quando se lê as Escrituras, ressuscita a Palavra que ali está. Esse é um processo mistagógico, revelar o mistério e nos conduzir a ele.
Essa formação nos proporcionou momentos preciosos de vivência da celebração do Dia do Senhor. Muito nos marcou o fato de poder experimentar o sentimento dos discípulos ao compartilhar uma ceia com o Senhor. Que beleza testemunhar que a Eucaristia nos faz perder o medo e nos coloca prontos para a missão.

Clique e veja as fotos

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426