Catequese

Catequese por idades

 

Indicações gerais

A catequese, segundo as diferentes idades, é uma exigência essencial para a comunidade cristã. De fato a fé participa do desenvolvimento da pessoa, cada fase da vida é exposta ao desafio da descristianização e deve, acima de tudo, aceitar como desafio as tarefas sempre novas da vocação cristã.

A catequese é direito de todas as idades, diversificadas e complementares, provocadas pelas necessidades e capacidades dos destinatários.

É importante prestar atenção a todos os elementos em jogo, antropologia-evolutiva e teologicos-pastorais, valendo-se também dos dados atualizados das ciências humanas e pedagógicas, relativos a cada idade, integrando sabiamente as diversas etapas do caminho da fé, prestando atenção para que a catequese dirigida à infância encontre harmonia e cumprimento nas fases posteriores.

Também por esta razão, é pedagogicamente importante fazer referencia à catequese dos adultos e, à sua luz, orientar a catequese dos demais momentos da vida.

 

Catequese de adultos

 

O discurso de fé com adultos deve levar em consideração as experiências vividas e os condicionamentos e desafios que eles encontram na vida. As exigências e necessidades de fé são múltiplas e várias.

 

Podemos distinguir:

  • adultos crentes, que vivem coerentemente a sua opção de fé e desejam aprofundá-la;
  • adultos que, embora batizados, não foram adequadamente catequizados ou não levaram á pratica o caminho da iniciação cristã, ou se distanciaram da fé.
  • adultos não batizados, aos quais corresponde o verdadeiro e próprio catecumenato.

 

Devem ser também mencionados os adultos que provém de confissões cristãs que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica.

 

Elementos e critérios próprios da catequese dos adultos.

   A catequese dos adultos diz respeito a pessoas que têm o  direito e o dever de levar ao amadurecimento o germe da fé que Deus lhes deu, tanto mais que são chamados a desempenhar responsabilidades sociais de vários tipos; ela dirige-se a pessoas que estão expostas a transformações e a crises, às vezes, muito profundas. Em razão disso, a fé do adulto deve ser constantemente iluminada, desenvolvida e protegida, para adquirir a sabedoria cristã que dá sentido, unidade e esperança às múltiplas experiências da vida pessoal, social e espiritual. A catequese exige uma cuidadosa identificação das características típicas do cristão adulto na fé, a fim de traduzi-las em objetivos e conteúdos, fixar as indicações metodológicas mais eficazes e escolher as formas modelos.

Os adultos, num processo de aprofundamento e vivência da fé em comunidade, criarão, sem dúvida, fundamentais condições para a educação da fé das crianças e jovens, na família, na escola, nos meios de comunicação social e na própria comunidade eclesial..

Permeando também a importância do ano litúrgico, como momentos privilegiados para a catequese de adultos, como também os acontecimentos da vida: nascimento, matrimonio e o sentido pascal da vida para a morte, que é nova vida em Cristo.

 

Catequese de crianças, adolescentes e jovens

Durante muito tempo, a catequese era direcionada somente para criança. Era uma preparação seguida imediatamente da Primeira eucaristia, e quase que exclusivamente doutrinaria. Apesar dos esforços de alguns pais e comunidades para uma visão mais ampla da catequese infantil, ela é ainda muito restrito, não se percebeu o suficiente que uma das tarefas mais essenciais dos pais e da co0munidade eclesial é criar ambiente e apoio para que a criança, o adolescente e o jovem caminhem para a maturidade na fé.

É tarefa da catequese iniciar os catequizandos na vida da comunidade, na fraternidade cristã e com na participação deles na missão da Igreja.

Sendo que o papel mais importante da educação da fé na infância é dever da família, em seguida a comunidade paroquial e escolar colaboradores dos pais, fazendo-os conhecer e experimentar Jesus Cristo que, com sua vida e Boa-Nova, inspira a caminhada do Povo de Deus.

A criação de um ambiente educativo da fé é uma exigência não só metodológica, mas também de conteúdo, principalmente em se tratando de crianças e jovens. Eles necessitam de apoio, acolhida, alegria, presença fraterna de educadores adultos, alem de um mínimo de estruturação de suas atividades, aprendendo as principais verdades da fé para que possam atuar como cristãos, agentes de transformação na sociedade de hoje.

É papel da catequese realçar a dimensão vocacional das crianças  e jovens, ajudando-os a encontrarem a vocação a que Deus os chama. É importante orientá-los à oração e à reflexão diante de Deus, para que saibam escutar e entender os sinais da vocação e descobrir qual o seu lugar na Igreja.

 

Processo permanente da fé

No processo de educação permanente da fé das crianças e jovens:

  • em face de uma sociedade baseada no imediatismo, neopositivismo, e ativismo, aprenderão o senso do mistério e o gosto pela oração e pelo silencio;
  • em face da sociedade que tudo relativiza e apresentar como valor o que não o é, aprenderão a ter senso critico;
  • em face da sociedade competitiva e de consumimos, onde tudo se vende e se compra, aprenderão a viver a simplicidade, a gratuidade, a disposição de compartilhar e a solidariedade libertadora entre os pequenos;
  • em face da sociedade repressiva e opressora, aprenderão a criatividade, a coragem, a compreensão e o perdão;
  • em face de uma sociedade massificadora e escravizante, aprenderão a liberdade e a responsabilidade, que permitirão superar o egoísmo, a rotina, o vazio, a manipulação, a exploração
  • em face de uma sociedade pluralista, invadida por todo tipo de movimentos religiosos e ideológicos, aprenderão a dar razão de sua identidade cristà-catolica e de sua esperança.

Enfim, aprenderão, na experiência com o Senhor Jesus e na vivência da comunidade, os valores propostos nas Bem-Aventuranças.

mês-vocacional-Galiléia-7anos

mês-vocacional-Betânia-9anos

mês-vocacional-Emaús-10anos

mês-vocacional-Emaús-11anos

mês-vocacional -Jerusalém- 12anos

mês-vocacional -Jerusalém- 13anos

mês-vocaciona l-Jerusalém- 14anos

mês-vocacional-Pentecostes-15anos

mês-vocacional-Pentecostes-16anos

mês-vocacional-PJ

PLANEJAMENTO CATEQUÉTICO

Para um bom plenejamento

livreto simbologia

pulseiras_mc_etapas_correta

Bandeira_mc

simbolos_a4_impressao

simbolos_a3_impressao

simbolos_a4_colorir

Palavra do Padre

“As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar frutos. [...]

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426