PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
A Pastoral da Comunicação é a ação organizada da comunidade eclesial para que a comunicação se oriente a serviço da evangelização.
O objetivo geral da PASCOM é, portanto,
EVANGELIZAR,
por meio das exigências do serviço, do diálogo, do anúncio e do testemunho.
Os objetivos específicos são:
– Formar. Além de informar sobre a vida da comunidade e da Igreja, a PASCOM assume o desafio de formar a consciência dos cristãos, especialmente dos agentes de pastoral, pois eles são os primeiros transmissores da Boa Nova e é essencial que estejam bem preparados tanto para compreender o mistério da Mensagem do Evangelho como para saber comunicar a mesma com eficácia.
– Articular. Relacionar os agentes de pastoral entre si, com a comunidade eclesial e com a sociedade. Isso representa ações como divulgar, convocar, valorizar, promover, incentivar e valorizar as produções que despertam na sociedade os valores humanos, cristãos e éticos. Articular significa também organizar, planejar e atuar em equipe, em base a projetos.
– Produzir. Elaborar (ou auxiliar na elaboração de) materiais literários e audiovisuais para divulgar a mensagem cristã e os valores ou princípios humanos que estejam em sintonia com o Evangelho. É necessário cuidar do conteúdo, da pedagogia e da estética dos materiais produzidos.
– Cultivar a espiritualidade. Os agentes da PASCOM (Pastoral da Comunicação) precisam alimentar a própria vida de fé através da oração pessoal (leitura orante da Bíblia), retiros, encontros de formação e de convivência, participação assídua na liturgia e leituras que provoquem o crescimento dos valores humanos e cristãos.