COMUNIDADES
COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (MATRIZ)

A Igreja Matriz está localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. A Igreja tem o mesmo nome do bairro e é a sede da Paróquia Nossa Senhora das Graças. O bairro possui aproximadamente 2.265 domicílios o que corresponde a cerca de 11.325 habitantes. Além da igreja Matriz, o bairro possui também a Comunidade do Bom Pastor. (próxima ao bairro Carapina). Na comunidade da Matriz funciona a secretaria paroquial, recentemente renovada e a sala de atendimento dos padres que ficam a disposição dos fiéis de terça a sexta de três horas às 18 horas.

No início da formação do bairro Nossa Senhora das Graças (meados da década de 40) este não contava com nenhum tipo de infra-estrutura: água, luz, calçamento, rede de esgoto e definição de ruas. Existia apenas um armazém no bairro. As compras eram realizadas nos armazéns da rua Sete de Setembro. Buscava-se água num chafariz que se localizava na rua Sete de Setembro, depois passou para a rua Osvaldo Cruz e posteriormente para a rua Tupinambás. Não existia nenhuma escola no bairro. Quem pretendia estudar procurava as escolas do Centro (Nelson de Sena e Levindo Coelho). Nos períodos de chuva os moradores conviviam com um atoleiro de lama, o que dificultava o tráfego. Por volta dos anos 50 é que se iniciou o aterramento das ruas, melhorando assim a condição das mesmas. Na região adjacente ao bairro existiam enormes pastos que pertenciam aos fazendeiros da época. Esta região se caraterizava pela alta taxa de mortalidade infantil devido às precárias condições de vida. Nesta época já existia uma Capela (Igrejinha) que se localizava onde hoje é a Igreja Matriz. Nesta localização existia uma lagoa que às vezes inundava toda a área e por isso recebia o nome de “sapo”. O terreno onde foi construída a Igrejinha foi doado pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares a pedido dos moradores.

Na Igrejinha eram celebradas missas. Nela os moradores se reuniam também para fazerem novenas, rezarem o terço e a ladainha. Os principais responsáveis pela Igrejinha eram o Sr. José Simões, Sr. Eloi e Sr. Dé. Em virtude da falta de luz, as celebrações eram realizadas com lampião. Logo chegaram os Padres Henrique e Matheus que passaram também a celebrar as missas e estimular os moradores a formar uma comunidade. Com a chegada das Irmãs Missionárias que animavam as celebrações e a fundação do Clube de Mães houve um grande incentivo na Comunidade. Com o passar do tempo a participação aumentou e então iniciaram a construção/ampliação da Igreja. Para a construção da Igreja foram realizados vários leilões e festas para angariar fundos para a construção. Os moradores do bairro que eram pedreiros e carpinteiros também colaboraram. Ã medida que a Comunidade foi crescendo, novos padres chegaram para ajudar desde o Colégio Ibituruna: padres Eulálio e Teodoro. Como nome da Igreja foi escolhido o de Nossa Senhora das Graças por ser comum as pessoas rezarem o terço nas residências em torno do quadro de Nossa Senhora das Graças. Destacava-se nesta época as Novenas do Natal e a construção do Presépio. Com o crescimento da comunidade, novas lideranças surgiram: Sr. Souto, Sr. Gentil Dias e esposa, doma Maria, Sr. Afrânio, D. Domícia e Sr. Santos, entre outros. Os grupos mais atuantes na época eram o Círculo Bíblico e a Sociedade São Vicente de Paulo. Hoje a comunidade cresceu muito e conta com várias pastorais e movimentos em plena atividade. Atualmente a coordenação está formada pelas pessoas seguintes: Coordenador geral: Lúcia Helena Dias. Queremos destacar a nutrida participação de jovens em todas as atividades da comunidade. Particularmente na missa da noite dos domingos, o público jovem é muito numeroso e animado.

Agenda

Nossa AGENDA nasce do planejamento participativo e responde aos grandes objetivos da EVANGELIZAÇÃO. Cada atividade ou evento ajuda no crescimento do Reino de Deus. Consulte e participe! Obrigado!

Horários

-CELEBRAÇÃO:
De Segunda a Sexta ás 19 horas - Sábado às 19h30 e Domingo ás 19h30.
-CONSELHO PASTORAL COMUNITÁRIO
Toda 1ª Quinta - Feira do mês
- Festa do Padroeiro
27 de Novembro
Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426