A Comunidade São José de Calasanz nasceu nos anos 1990, a partir de uma cisão da Comunidade de Santa Helena. A decisão partiu dos próprios agentes de pastoral, para atender melhor pastoralmente uma área do bairro de Santa Helena que estava crescendo e ficava distante do templo. O nome da nova comunidade foi escolhido em homenagem ao Fundador das Escolas Pias.
Situada na rua Carlos Chagas, 33, ao lado da qual foi construído, posteriormente, o Centro Social São José de Calasanz (Itaka Escolápios). O templo foi edificado sob a orientação do Pe. Alfonso López Ripa, escolápio, que conseguiu ajuda financeira para apressar a construção. A igreja é grande e com pinturas nas paredes, evocando passagens bíblicas. Conta com várias salas para a catequese e demais pastorais.
A comunidade foi sempre muito ativa e participativa, com uma organização muito boa, especialmente na liturgia e na catequese. A celebração eucarística acontece todo domingo, às 19h. O conselho pastoral comunitário acontece na terceira sexta-feira do mês.
A comunidade celebra a festa do padroeiro, 25 de agosto, com alegria e orgulho. Conta com tríduo de preparação. No dia da festa, todos os religiosos escolápios e a Fraternidade Escolápia participam, à noite, da eucaristia.