Notícias
Encontro Formativo – Rede de Paróquias Escolápias

Discípulos e missionários

Tecer relações entre os fiéis das nossas comunidades é um dos objetivos da rede de Paróquias Escolápias. Para isso, propomos uma REUNIÃO DE FORMAÇÃO aberta sobre um tema de interesse comum.

Os bispos da América declararam na conferência de Aparecida (2007) que “a renovação das paróquias, no início do terceiro milênio, exige a reformulação de suas estruturas, para que se tornem uma rede de comunidades e grupos, capazes de se articularem, conseguindo que seus membros se sintam e sejam verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo em comunhão” (Aparecida nº 172)

Além disso, o Capítulo Geral das Escolas Pias foi proposto em 2015, para “Acompanhar e avaliar os projetos pastorais das paróquias, incluindo uma reflexão sobre a possibilidade de promover o Movimento Calasanz de Adultos nas paróquias ”.

Neste mês, apresentamos uma reflexão sobre os processos de iniciação cristã de adultos. O primeiro orador foi o P. Arilson de Oliveira, pároco de Nossa Senhora das Graças de Governador Valadares (Brasil). Tomando como referência o Diretório geral de catequese e o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RCIA), ele nos contou sobre a experiência que fazem em sua comunidade paroquial com adultos que se preparam para o batismo.

Pe. Javier Alonso, pároco de São José de Calasanz de Carora (Venezuela), compartilhou a experiência de um projeto que está desenvolvendo no país e que está em sintonia com o espírito da missão continental. Essa proposta está estruturada a partir das chaves do Movimento Calasanz e vem se consolidando como uma proposta escolápia com adultos.

O evento contou com a presença de cerca de 65 pessoas de nossas comunidades nos EUA, Porto Rico, México, República Dominicana, Venezuela, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile.

Para o próximo encontro de maio, contamos com a presença do Cardeal Oscar Madariaga, que nos falará sobre os desafios da evangelização na América Latina, continente que ele conhece muito bem.

Assista o encontro no link a abaixo:

#nsgracasgv

#somosescolapios

#redparroquiasescolapias

Clique e veja as fotos

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426