Notícias
ENCONTRO VOCACIONAL – VOCAÇÕES E GERAÇÕES

Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura.”Mc. 16,15.

Retomando as atividades no novo espaço de convivência dos escolápios, o Recanto Calasanz, realizou-se o encontro da Pastoral Vocacional da Presença Governador Valadares, no dia 16 de agosto(domingo), com o tema “O Ano da Paz” e “O Ano da Vida Religiosa Consagrada”. Nele estiveram presentes os religiosos escolápios Pe. Maurício e Pe. Carmelo, a religiosa escolápia Irmã Irani, o religioso capuchinho Frei Plínio, o Diácono João, o pré-noviço escolápio Ivomar Cordeiro, o vocacionado Peterson (ambos da presença de Serra), os agentes da Pastoral Vocacional, catequistas da Crisma, animadores da Juventude e mais de cem jovens da PJ e da Crisma da Paróquia Nossa Senhora das Graças e do Colégio Ibituruna. Todos foram acolhidos com um delicioso café da manhã e muita alegria.
O ambiente do encontro, celebrado no dia da Assunção de Nossa Senhora, estava tranquilo e agradável, inspirando-nos no Sim da querida mãe Maria. Após a oração inicial, Ivomar e Peterson dialogaram com os jovens sobre o Ano da Paz, apresentando a realidade que vivemos no Brasil, com índices altos de violência contra o jovem, e da construção da paz que começa em cada um. Os palestrantes destacaram a proposta da paz na perspectiva bíblica, desde Gênesis, Anunciação, Encarnação e Ressurreição de Cristo e levaram os jovens a refletirem sobre fazer a paz acontecer.
Na segunda palestra, Frei Plínio e Padre Maurício falaram sobre o Ano da Vida Religiosa Consagrada, situando a vocação do religioso e da religiosa, a vida em comunidade, a dedicação e participação na vida fraterna. Retrataram a resposta ao chamado de Deus que acontece no cotidiano e a continuidade da vocação. Com muita profundidade, colocaram sobre a alegria de ser consagrados e da escolha pela vida religiosa. Da convivência, da oração, do trabalho e do serviço. Em seguida, o Diácono João falou sobre a sua vocação para o matrimônio e para o serviço a Deus e à comunidade. Testemunhou sua vida de fé, desde a infância e um pouco da história do Diaconato.
Após as palestras, Padre Maurício conduziu uma mesa redonda, permitindo que os jovens fizessem perguntas aos palestrantes e à Irmã Irani. Foi um rico momento de diálogo, em que os jovens puderam compreender um pouco da experiência vocacional de cada um. A partilha dessa roda de conversas foi muito enriquecedora, contando com a participação ativa dos jovens.
Para encerrar a parte da manhã, Irmã Irani conduziu um terno momento mariano, contemplando a oração de Calasanz, a Coroa das doze estrelas, e um hino à Maria.
Depois, tivemos um farto e excelente almoço, seguido do lazer em que os jovens puderam curtir brincadeiras, músicas, jogos e piscina.
Foi um encontro espetacular de oração, vivência vocacional e muita convivência.

Clique e veja as fotos.

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426