A celebração litúrgica é o momento mais visível da comunidade eclesial, o momento em que ela se reúne, convocada pelo Espírito de Deus e pela Palavra, para louvar o Senhor, alimentar a fé e celebrar a vida. A liturgia é fonte e vértice da vida da Igreja. Isso é especialmente válido para a celebração eucarística. A eucaristia edifica a Igreja, e a Igreja faz a eucaristia. DGAE 2003-2006 nº 26
As equipes de liturgia da paróquia reuniram-se na noite do dia 04 de outubro para a 2ª etapa de formação a partir do material “Ministério da Liturgia- perspectiva Pastoral” organizado por Pe. Fernando Aguinaga. Que respondendo as perguntas e duvidas previamente apresentadas pelos agentes, foi conduzindo a formação levando a refletir e entender que: Na celebração litúrgica, a Igreja é serva à imagem do seu Senhor, o único “liturgo”, participando de seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e régio (serviço da caridade).
Portanto a liturgia não esgota toda a ação da Igreja: ela tem de se precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão; pode então produzir frutos na vida dos fiéis; a vida nova segundo o Espírito, o compromisso com a missão da Igreja e o serviço de sua unidade.