Notícias
Informativo Paroquial – Agosto 2018

Vocação: chamado de Deus, resposta do homem e da mulher!

Irmãos e irmãs, Graça e Paz!
Chega em suas mãos, neste primeiro domingo de agosto, mês dedicado às vocações e ao nosso santo Padre José de Calasanz, o segundo número do informativo Nossa Senhora DAS GRAÇAS. Temos a alegria de dedicar esse número, como tema central, uma reflexão sobre as diversas vocações celebradas no mês de agosto e sobre o nosso Pai, José de Calasanz.
No mês de agosto, um dos meses temáticos da nossa Igreja, temos a oportunidade de refletir a dimensão vocacional da nossa fé, focando em quatro vocações específicas: vocação sacerdotal; vocação paterna (família), vocação religiosa e a vocação laical, na figura do/a catequista.
A vocação é um chamado de Deus, “antes que tu fosses concebido ocultamente no ventre de tua mãe, eu te conhecia; eu te chamei; eu te consagrei…”(Jr 1,5), mas a resposta depende de cada um/uma. Deus chama, mas a resposta é livre e depende da generosidade da pessoa humana chamada. Podemos buscar as justificativas ou desculpas que forem, “Eu disse: Ah, Senhor Deus, eu não sei falar, sou jovem demais” (Jr 1,6), mas uma resposta definitiva somos impelidos a dar em total liberdade “…Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir…” (Jr 20,7).
Assim como passou com Jeremias, milhares de homens e mulheres, ao sentirem o chamado, relutaram, mas se deixaram seduzir e responderam com generosidade, dedicando inteiramente à causa do Reino de Deus na Igreja. José de Calasanz foi um destes que, ao escutar o convite de Deus a entregar a sua vida educando crianças, adolescentes e jovens, relutou e buscou todas as maneiras possíveis de fugir dessa missão, mas, ao final, deixou-se seduzir e, com essas palavras, expressou, como Jeremias, a sua sedução pela causa infanto juvenil “…Encontrei em Roma a maneira definitiva de servir a Deus educando crianças e jovens e não a deixarei por nada deste mundo…”
Nas páginas 4 e 5, caro/a leitor/a, você encontrará uma belíssima reflexão sobre o dom da vocação, chamado de Deus e sobre a resposta generosa do homem, José de Calasanz. Quem nos brinda com essa reflexão é nosso querido Pe. Arilson.
Na página 5, Glaucilene nos fará recordar um pouco da história da comunidade mais antiga da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. São muitas as pessoas envolvidas nessa sofrida, mas bonita história de vida comunitária. A todas elas, muitas graças!
Além dos párocos que dedicaram partes de suas vidas nessa paróquia, dezenas de outros padres contribuíram de forma sistemática e significativa na evangelização dessa porção do povo de Deus que compõe a Igreja Particular de Governador Valadares. Dedicamos a página 7 desse nosso informativo para recordá-los com carinho e agradecimento. Nossa colaboradora Priscila é quem nos faz recordar essas personagens tão importantes de nossa história. Também na página 7, teremos a agenda dos principais eventos do mês de agosto.
Recordar é trazer à memória o que está no coração. Por isso, na página 3, podemos fazer memória dos principais acontecimentos de nossa ação pastoral. São frutos do nosso agir pastoral e de nossas ações em favor da Igreja e em favor de todo povo de Deus.
E, por fim, na página 8, apresentamos a obra Itaka Escolápios como um Novo Jeito de Sermos Igreja. Agradecemos ao nosso colaborador Thiago Carvalho, o mentor da arte que nos acompanhará nessa coluna.
Então, meus irmãos e irmãs, boa leitura e boas recordações! Fica aqui o meu abraço a todos e os meus parabéns àqueles e àquelas que celebram durante esse mês a sua vocação!
Deus os/as abençoe a todos/as!

Pe. Enivaldo João de Olivera, Sch.P

Clique abaixo e veja o informativo completo.
INFORMATIVO AGOSTO_N.S.GRAÇAS_issu

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426