Notícias
Ordenação Diaconal de Ir. Fabrício Dias dos Passos

“E porque professamos ser autênticos pobres da Mãe de Deus, não descuidaremos jamais das crianças pobres, mas procuraremos, com muita paciência e caridade, enriquecê-las em todas as virtudes, especialmente estimulados pela Palavra do Senhor: “O que fizestes a um destes meus pequeninos a mim o fizestes”. Constituições Escolápias n.7

No dia 3 de fevereiro, na igreja de Nossa Senhora das Graças, em Governador Valadares, os Escolápios do Brasil celebraram, com grande alegria, a Ordenação Diaconal do Ir. Fabrício Dias dos Passos, na Eucaristia, presidida por Dom Antônio Carlos Félix, Bispo Diocesano de Governador Valadares, e concelebrada pelos religiosos escolápios, os padres Javier, José Luís, Fernando, José Carlos, Enivaldo, Arilson, Alex, Vitório e Alexandre, pelo padre diocesano, Luís Márcio e pelo Padre Maurício, religioso dominicano.
Estiveram presentes, nessa Eucaristia, os membros da Fraternidade Escolápia de Governador Valadares, Belo Horizonte e Serra e religiosos e religiosas, amigos dos escolápios, acolhidos, tão ternamente, pelas comunidades paroquiais.
Dom Félix, em sua homilia, destacou o valor do serviço do diaconato para o povo de Deus. O Diácono é o ministro a serviço da e para a Igreja, edificando-a. Ele recebeu o “Selo de Deus”, sendo chamado a servir os outros, presença viva de Deus. Assim, deve viver um contínuo sair de si mesmo, pois seu dom é a abertura para o outro, principalmente, os mais necessitados, com amor e obediência ao Senhor. Vivendo, autenticamente, o Evangelho, o Diácono, consagrando-se a Deus, exercerá seus ministérios com sabedoria e caridade pastoral, atendendo, com solicitude, os excluídos e marginalizados, assim como Jesus.
O bispo retomou as leituras bíblicas proclamadas, ressaltando do texto de Jeremias que, pelo batismo, somos todos chamados a ser profetas, homens e mulheres da esperança e defensores dos fracos. Do texto de Paulo a Timóteo, destacou o valor da juventude de Timóteo, chamado a ser exemplo fiel, apesar da pouca idade, na escuta da palavra, na conduta, na caridade, na fé e na pureza. E do Evangelho de Mateus, falou da responsabilidade do cristão sem sal da Terra e luz do mundo, dando sabor e iluminando as realidades, para a “glória de Deus e utilidade do próximo”.

Transcrevemos a seguir a apresentação do Diácono Fabrício.

Fabrício Dias dos Passos. Nascido em Governador Valadares, aos 29 do mês de janeiro de 1993, o mais velho entre três irmãos, filhos de Sidelia Dias dos Passos, aqui presente e Juracy dos Passos, a quem fazemos memória com muito carinho. Na infância, realizou seus primeiros estudos na antiga Escola Municipal Teotônio Vilela que, hoje, leva o nome do Escolápio Padre Eulálio Lafuente Erloz.
Respondendo ao chamado de Deus, a partir do intenso trabalho pastoral e contato com os padres Escolápios na então comunidade de Santa Helena, foi convidado a fazer parte do grupo vocacional e, graças à Providência Divina, ingressou-se no pré-noviciado da Ordem das Escolas Pias em janeiro de 2009, na presença de Serra-ES. Lá viveu durante três anos intensos de formação, estudos e trabalhos junto à Paróquia São José de Calasanz e o Centro Social. No ano de 2012, foi enviado à Província Nazareth, na Colômbia, cidade de Bogotá, onde realizou seu ano de Noviciado.
Retornando ao Brasil, no início de 2013, celebrou sua primeira profissão religiosa na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foi designado para a formação do Juniorato na presença de Belo Horizonte, onde realizou os estudos superiores em Filosofia e Teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino.
Na presença de BH, Irmão Fabrício realizou diversos trabalhos e intensa colaboração junto à pastoral do Colégio São Miguel Arcanjo, à catequese na Paróquia São Marcos, estando também como religioso referencial da obra social Itaka por dois anos. Desde o ano de 2017, passou a residir na comunidade São Miguel Arcanjo, continuando a colaborar com toda a missão escolápia. No ano de 2018, em preparação aos votos solenes, Ir. Fabrício participou da Rota Calasância, percorrendo os principais lugares, por onde esteve nosso pai fundador Calasanz, de Peralta de la Sal até Roma.
No mês de dezembro, foi transferido para a presença Escolápia de Governador Valadares, onde, a partir de agora, passará a residir e dedicar-se, com o mesmo fervor, seu ministério escolápio em favor dos pequenos e mais pobres.
Fabrício professou seus votos na Ordem das Escolas Pias na noite de ontem, 2 de fevereiro, nesta mesma comunidade paroquial. Hoje Fabrício, querendo seguir a “Cristo” mais de perto, na igreja, através do carisma Calasâncio, se dispõe a dar mais um importante passo em sua caminhada. Pela imposição das mãos de Dom Antônio Felix, Bispo Diocesano de Governador Valadares, será ordenado Diácono, para servir cada vez mais ao propósito do Evangelho.
O Diácono, pela graça do Cristo, participa de modo muito especial na missão. Por esse primeiro grau do sacramento da Ordem, nosso irmão recebe um sinal que jamais será apagado, que o configura a Cristo, servidor de todos.

Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando, no mundo, o serviço iniciado por Ele. As atitudes do eleito devem se amparar pelo amor sincero, a solicitude para com os podres e os enfermos, a autoridade discreta e a simplicidade de coração, sendo o diácono construtor e animador de um novo rosto da Igreja, acolhedora, serviçal, criativa e solidária, de comunhão e participação, sempre guiada pela luz do Evangelho. Sua principal missão é a de fazer com que toda a Igreja seja servidora, vivendo assim como testemunha das palavras de Cristo.

A vida e vocação de Fabrício são graças de Deus e um presente para a Igreja e, especialmente, para a Escola Pia.

Irmanados pela alegria em também celebrar essa grande dádiva para as Escolas Pias, como Igreja, subiremos ao altar do Senhor, dando graças por também sermos servidores, sal da terra e luz do mundo, propagadores da Piedade e das Letras, do amor e da esperança.

Clique e veja as fotos.

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426