PASTORAL VOCACIONAL

Trata-se de uma dimensão transversal que perpassa todos os grupos, pastorais e movimentos da Igreja. A equipe de Pastoral Vocacional dinamiza nas comunidades a proposta da Igreja de despertar, acompanhar e encaminhar os batizados para que cada um possa descobrir e abraçar o caminho que o Espírito inspira no coração de cada fiel. Trabalha de forma mais intensa com os adolescentes e jovens, pois é nessas idades quando o cristão começa a procurar o seu lugar dentro da Igreja, a sua missão específica na construção do Reino de Deus. Organiza encontros para jovens, convidando, especialmente, aqueles que participam na catequese ou grupos de jovens, oferecendo oportunidades de esclarecer, discernir e descobrir a própria vocação específica. No mês de agosto, tradicionalmente considerado como “mês vocacional”, prepara uma programação mais intensa que acontece nas celebrações litúrgicas e nos grupos de fé (catequese e outros). Dentre as vocações cristãs, apresentam-se, de forma mais cuidadosa, as vocações à vida consagrada e aos ministérios ordenados.

 

ESTRUTURA DA PASTORAL VOCACIONAL NA PRESENÇA ESCOLÁPIA DE GV

pasrto2

Das atribuições da Equipe de coordenação geral:

Esta equipe fica responsável por montar os projetos locais de integração da pastoral vocacional de cada obra. Responsável por apresentar propostas e estratégias para a ação da Pastoral vocacional. Atualmente em Governador Valadares tal equipe fica encarregada de preparar dois grandes encontros de divulgação Pastoral, a saber: o primeiro é o SEMEAI, no primeiro semestre. Neste encontro temos como público alvo todos os jovens da Crisma paroquial, como também os demais jovens que participam dos nossos processos pastorais nas três obras.

Das atribuições da Equipe executiva:

Tal equipe deve discutir, aprovar e executar os planos estratégicos sugerido pela Equipe de coordenação geral. Não possuindo ressalvas quanto ao número de membros, esta equipe deve ser sempre revigorada. Quanto mais membros mais chances teremos de fazer um trabalho bem feito, para glória de Deus e utilidade dos homens. Esta equipe está organizada em cinco setores:

  1. a) Administração-Secretaria: Responsáveis por fazerem compras, campanhas de arrecadação. Sugere-se que coordenação de tal equipe deve ser levada por um membro da Equipe de coordenação geral.
  2. b) Logística: Responsáveis por prepararem o local do encontro, organização dos ambientes, limpeza, cozinha.
  3. c) Palestras: Responsáveis por convocar palestrantes e quando necessário prepararem palestras. Deve estar em constante formação e estudo. Deve estar muito integrada com a equipe de Liturgia e animação.
  4. d) Animação e Liturgia: responsáveis pela animação do encontro, tal como pela liturgia em geral, preparação de missas e adorações. São os responsáveis pelas acolhidas de todos encontristas.
  5. e) Comunicação: Responsáveis pela divulgação dos encontros nas paróquias e outros locais através de cartas e cartazes.

 

Palavra do Padre

“As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar frutos. [...]

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426