Notícias
Quaresma, um tempo de transformação interior

A Quaresma é um tempo litúrgico em que, por 40 dias, a Igreja chama os fiéis à penitência e à conversão, para se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa. A Igreja no Brasil, nesse tempo de Quaresma, trabalha a Campanha da Fraternidade, visando à construção de uma sociedade mais justa e fraterna à Luz da Palavra de Deus.

O tempo de Quaresma é um tempo bonito, forte e importante para nós cristãos, pois nos ajuda a rever, de forma mais profunda, nossa relação com Deus e com o próximo. Ele nos convida a fazer um caminho espiritual aberto à realidade em que vivemos para uma transformação interior. Um tempo que nos convida a exercitar três recomendações essenciais para nossa espiritualidade: jejum, oração e caridade.

Quando falamos em jejum, não podemos cair em práticas superficiais, de deixar de comer ou beber alguma coisa por um tempo, mas sim ir mais além. Como nos diz o Papa Francisco “Jejuar é saber renunciar às coisas vãs, supérfluas, para ir ao essencial. Jejuar não é apenas para emagrecer, jejuar é ir ao essencial, é buscar a beleza de uma vida mais simples”. Fazendo esse processo de despojamento vamos perceber como nossa espiritualidade se torna mais forte e como viver “amarrado” a certos tipos de situações, coisas ou pessoas não nos deixa ir para frente.

A oração é o lugar onde podemos apresentar nossa vida de forma simplificada para Deus. É a partir dela que recarregamos nossas forças para o trabalho diário e, através dela, entregamos nossa realidade e nossa condição a Deus. São José de Calasanz cita a oração em suas cartas como o melhor modo para recorrer a Deus, de estar em sua presença. A oração é um espaço de diálogo interior.

A caridade é a expressão máxima da nossa fé. Por isso, não se pede e não se recebe nada em troca, porque não se é necessário, pois já recebemos o amor insondável de Deus. Através das obras de caridade, estreitamos nossa relação com os irmãos e automaticamente com Deus. Como nos diz 1Jo, aquele que não ama seu irmão e diz que ama a Deus está mentindo, pois esse amor é indiviso.

Por fim, o tempo quaresmal nos ajuda a fazer um caminho espiritual interior que nos proporciona uma transformação de vida. Um tempo que nos convida à conversão, a uma mudança de mentalidade e de comportamento frente à realidade que se apresenta para nós. Ele nos indica como o deserto pode ser um lugar de aprofundamento na Palavra de Deus e no Crescimento Espiritual. Por ser um dos tempos litúrgicos mais fortes, os detalhes de suas celebrações devem refletir o que significa esse tempo. Assim, quanto mais marcantes forem vividas as celebrações, mais frutuosamente podemos viver a riqueza espiritual que a Quaresma proporciona.

Pedimos a Deus a graça de vivermos uma boa Quaresma para que, assim, na celebração do Mistério Pascal, paixão, morte e ressurreição, consigamos alcançar um encontro transformador com Cristo Ressuscitado.

Comunidade Nossa Senhora das Graças
CELEBRAÇÕES
Seg. à Sexta-feira 19h
Sábado 19h
Domingo 07h/ 10h/ 19h
SECRETÁRIA
Seg. à Sexta 09h às17h30
Sábado 08h às 11h
PADRES
Terça à Sexta - 15h às 17h30
Obs.: Quem não puder buscar atendimento nesses horários, por questão de trabalho ou similar, poderá marcar outro momento na secretaria que seja possível para ambas as partes.
Av. Minas Gerais, 1.510 - Nossa Senhora das Graças
(33) 3271-7396 | (33) 8815-5426