“ Se conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva!” (João 4,10 )
Tenho Sede! Somos água!
Orientado por Padre Enivaldo, o Retiro das Pastorais Sociais, que aconteceu no dia 11 de março, no colégio Ibituruna, refletiu o tema do Encontro de Jesus com a Samaritana, a partir do documento 107 da CNBB, levando os participantes a pensarem os grandes desafios da Iniciação Cristã e a acolhida na comunidade cristã.
Os agentes de pastorais, a exemplo da mulher Samaritana à beira do poço, vivenciaram um domingo de oração, contemplação e profunda reflexão de sua adesão ao Projeto de Jesus, que nos torna discípulos, missionários e testemunhas do Evangelho.
A Samaritana acredita, faz uma experiência, assume um compromisso, testemunha, leva outros a fazerem a mesma experiência. A experiência pessoal com Cristo transformou-a: de estrangeira à amiga; de rival religiosa a uma comunhão de fé; de isolada, se-parada dos outros a ir ao encontro dos outros. Testemunho: ela não dá respostas, ela lança desafios: não será ele o Messias? Ela partilha a sua experiência, indica um possível caminho, um possível encontro.