Nos dia 13 e 14 de agosto a semana nacional da família teve como reflexão: Família, esperança de Deus para o mundo e Igreja Mãe e Mestra.
A Igreja, para evangelizar, necessita, cria e mantém uma estrutura que não é o mais importante. Ela é mais que estrutura; é família de Deus, mãe e mestra uma esperança para o mundo. O próprio Jesus olhando com amor para Jerusalém, manifesta a preocupação de proteger os filhos “como a galinha protege os pintinhos debaixo de suas asas”. Jesus atribui a seus discípulos, à sua Igreja, estes cuidados de mãe e de mestra. A Igreja é, portanto, construtora do Reino de Deus. E todos nós somos igreja.
É nesta edificação chamada Igreja, sempre em construção, que cada um de nós, nascido do Espírito Santo, se integra. Por isto somos, também, templos vivos de Deus. Ele mora em nós.
Como templos de Deus, membros do Corpo de Cristo, temos desafios: harmonizar-nos com Deus através de contínua conversão pessoal; harmonizar todos os nossos relacionamentos, exercitando a prática de valores como escuta, perdão, amor, decisão, etc. E como família de Deus, evangelizar pelo testemunho. Para estes nossos desafios, boa vontade não basta. Necessitamos da contínua ajuda do Espírito Santo e do apoio da Igreja.