A Comunidade Santa Efigênia está situada no bairro do mesmo nome e nasceu nos anos 1970. O templo e as salas de pastoral encontram-se na Avenida Tancredo Neves. A comunidade foi sempre bem participativa, aprendendo a resolver os problemas e desafios a partir dos leigos. Construíram o prédio em mutirão. Por muitos anos, funcionou nessas dependências a Escola Estadual Serra Lima e um posto da Polícia Militar. Hoje funciona o Posto de Saúde Familiar.
Os padres escolápios Teodoro Araiz e Juan Frias presidiram a celebração eucarística dominical por muitos anos. A comunidade lembra-se deles com carinho.
O conselho pastoral, a liturgia, as pastorais e a catequese renovam constantemente a vida comunitária, marcada pela alegria e o compromisso evangelizador. A festa da padroeira, no dia 21 de setembro, é precedida de um tríduo de preparação. A comunidade expressa nesses dias a sua gratidão a Deus pelos dons da vida e da fé. A eucaristia dominical acontece às 7h30. O conselho pastoral comunitário reúne na terceira terça-feira do mês, às 19h30.