Há um ano, começamos um itinerário capitular para elaborar um Projeto Escolápio que define o que queremos fazer em nossa vida comunitária e em nossa missão escolápias. Trabalhamos em dez comissões, para elaborar os 17 documentos que definem o que queremos ser e fazer, apresentamos nos Conselhos de Presença locais, nos Capítulos locais e também nos Conselhos de Presença do Brasil e da Bolívia, para finalmente chegar ao Primeiro Capítulo Provincial, que celebramos nos primeiros dias de dezembro em Belo Horizonte.
Este longo e participativo processo produziu, pelo menos, três frutos:
• O “Projeto Escolápio do Brasil – Bolívia”, que define o projeto em todas as esferas da vida e missão escolápias.
• O “Projeto de Presença Escolápia 2019 – 2022”, que define as prioridades que estabelecemos para os próximos quatro anos.
• As equipes que irão realizar tudo isso.
O Capítulo elegeu a Congregação Provincial. E essa Congregação, em diálogo com os Conselhos da Fraternidade e com todas as pessoas envolvidas, preparou as comunidades e equipes que têm que desenvolver esses projetos.
Esta é a publicação que agora estamos apresentando aos responsáveis e equipes, em nível provincial e local, bem como às comunidades, algumas informações importantes e a foto das pessoas que têm maior envolvimento nas Escolas Pias do Brasil e da Bolívia, sabendo que é impossível citar todos elas.
Com isso, queremos oferecer um bom instrumento para conhecer nossa realidade escolápia, reconhecer o esforço de tantas pessoas, deixar a história refletindo a situação atual e nos sentir parte de um grande grupo de seguidores de Jesus no estilo de Calasanz na Bolívia e no Brasil.