“Venham, benditos do meu Pai, possuir o Reino, pois Eu estava enfermo e vocês me visitaram.” Mateus 25,34-36
No domingo da misericórdia, 28 de abril, os agentes da Pastoral da Saúde e da Pessoa Idosa das comunidades da paróquia reuniram-se na comunidade Nossa Senhora das Graças, para uma manhã de formação. A reflexão aconteceu a partir dos temas: A missão da Igreja em prol da saúde, As equipes da pastoral da saúde e As tarefas da pastoral da saúde, presentes no livro “Pastoral da saúde”, organizado por Pe. Carlos Naldi.
Destacamos uma ideia muito importante apresentada nos estudos de que “A Igreja está comprometida com a saúde pública por razões de vária ordem: por vocação divina, em primeiro lugar, mas também por razões humanas, pois os cidadãos do Estado são também membros dela, membros da comunidade eclesial. Por isso, ela deverá estar sempre disposta a fazer a parte que lhe compete e a colaborar com as forças da sociedade. Assim, ultimamente, instituiu a Pastoral da Saúde Nacional para satisfazer melhor a esta sua grandiosa Missão.”
Em quais motivações fundamenta a nossa missão nessa Pastoral? Principalmente, na prática, como no mandato do divino Mestre, Jesus Cristo, que veio ao mundo “para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10, 10); que cuidou e mandou cuidar dos enfermos. De fato, “curava todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.
Agradecemos o trabalho, disponibilidade, carinho e dedicação de todos os agentes que não medem esforços para serem bons samaritanos nos cuidados aos nossos enfermos e idosos.