José de Calasanz é visto, aos olhos da fé, como um espelho através do qual Deus quis revelar parte de sua ternura e sua misericórdia para com os mais pobres, num contexto especial da história.
Na segunda, 21 de agosto, aconteceu a Noite de Espiritualidade Calasância na igreja Nossa Senhora das Graças. Foi um momento especial de oração, inspirado na mística de Calasanz. Os religiosos escolápios conduziram o encontro, levando-nos a mergulhar na vida espiritual de Calasanz, suas escolhas e seu serviço a Deus e aos outros.
Toda espiritualidade é um processo de chamado de Deus e de resposta do ser humano. Isso acontece sempre dentro de um contexto histórico carregado de acontecimentos que são como a mediação através da qual Deus vai se revelando. Deus não se comunica com o ser humano “desde as alturas” ou através de coisas extraordinárias, mas dentro dos acontecimentos do dia-a-dia.
A espiritualidade de José de Calasanz insere-se, é claro, num tempo determinado, diferente do nosso. Ele teve “sua história”, da mesma forma que nós temos a nossa. Ele deu “sua resposta”, da mesma forma que nós somos chamados a dar a nossa.
Que Calasanz nos ensine a fazer o caminho da evangelização, educação e transformação social.
Ó Deus, que ornaste de bondade e paciência o presbítero São José de Calasanz, inspirando-lhe consagrar toda a sua vida à instrução e formação da juventude. Concedei-nos ao venerá-lo como mestre da sabedoria cristã, imitá-lo no serviço da verdade. Por Cristo Senhor nosso. Amém.