O documento Catequese Renovada – CNBB orienta que: “A catequese é um processo dinâmico e abrangente de educação na fé, um itinerário, não apenas uma instrução. É longa essa nossa caminhada à procura do conhecimento e do seguimento de Jesus Cristo (nº 281-284).
Nesse sentido, o segundo dia que teve como tema “Cenários Bíblicos do Movimento Calasanz”, cuja reflexão foi sobre a nomenclatura dos grupos de fé, de pequenos a crisma, segundo as diretrizes do MC. Os grupos recebem os nomes bíblicos: Belém, Galileia, Betânia, Emaús, Jerusalém e Pentecostes, cenários que fizeram parte da vida e missão do nosso senhor.
O objetivo dessa proposta é ajudar ao catequista/educador da fé a desenvolver uma catequese experiencial, levando aos catequizandos a vivenciarem os valores cristãos, como acolhida, fraternidade, caridade, respeito ao outro a partir desses lugares bíblicos.
Nos grupos, o trabalho foi pensar em ambientação, leituras bíblicas, dinâmicas, brincadeiras, músicas e atividades que fariam dos encontros catequéticos momentos prazerosos, alegres, espirituais, ou seja, um verdadeiro encontro com Jesus Ressuscitado.