“A experiência do encontro pessoal com Jesus, sempre renovada, é a única capaz de sustentar a missão.” Doc. 105 da CNBB nº187
Um rico momento de formação, assim podemos definir a Semana Catequética da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que aconteceu na última semana de janeiro. O estudo dessa semana teve como eixo central Jesus Cristo, revelação do rosto misericordioso do Pai. Os catequistas, discípulos e testemunhas, fizeram uma profunda experiência de encontro com Jesus, o Mestre, aquele que nos inspira o fazer catequético.
No primeiro e segundo dia, Pe. Jésus Guergué, com seu belo texto sobre a Pessoa de Jesus e suas bonitas palavras, nos lembrou que todo evangelizador/catequista recebe vocacionalmente, através do batismo, a missão de continuar anunciando a Boa Nova a toda pessoa e em todo lugar. Disse que precisamos renovar o entusiasmo para não só transmitir ideias, mas ensinar a viver a vida, caminhando com Deus. Reafirmou, com grande delicadeza, que a catequese aponta a uma pessoa, que é Jesus o filho de Deus Misericordioso. Por isso, a cada encontro do grupo de fé, devemos favorecer que os catequizandos assimilem o jeito de viver de Jesus e façam realmente uma experiência pessoal com ELE.
No terceiro dia, a teóloga Virlene Mendes apresentou a preocupação da Igreja com que a catequese seja Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal, tendo como objetivo o encontro com Jesus Cristo que, não sendo ponto de chegada da fé, nos atrai e nos conduz ao Pai. Todos somos chamados a dar seguimento a missão de Jesus neste mundo, principalmente, o catequista discípulo e missionário a quem a Igreja confia para revelar Jesus.
Padre Arilson, no quarto dia, presenteou-nos com todas as informações sobre a Campanha da Fraternidade-17 para a organização das atividades catequéticas, bem como, o planejamento da catequese paroquial para o ano. Ressaltou, nessa apresentação, o cuidado com a ecologia integral, que envolve todas as dimensões da vida humana. Também, deu um destaque para a importância de planejar bem as atividades e eventos.
Na sexta-feira, o momento orante, conduzido por Rogério Pinheiro, maestro do coral Vozes da Graça, encerrou a semana com “chave de ouro”. Todos os participantes puderam experimentar, através da ambientação, música e textos bíblicos, a presença amorosa de Deus. Confirmamos assim que, para uma boa caminhada de fé, temos que estar sempre conectados a Jesus Cristo!
Finalmente, no sábado, no Recanto calasanz aconteceu, durante todo o dia, o lazer dos catequistas, momento de muita interação, descontração e alegria entre os catequistas e seus familiares.